quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MARIA MATOS///FERRADAS:Prossegue nos bairros mobilização contra dengue

A programação das atividades de Mobilização Social Contra a Dengue tem continuidade na quinta-feira, dia 10,  com a realização de uma Feira de Saúde, no campo de futebol da Rua de Palha, no campo de futebol, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itabuna, Márcia Falcão.
As atividades de combate à dengue prosseguem no dia 24, com outra Feira de Saúde, em frente à unidade de atendimento de Ferradas, onde serão instalados estandes e realizado um trabalho educativo de prevenção junto à comunidade, inclusive com visitas domiciliares.
A Transpetro tem participação confirmada nas duas feiras, com distribuição de milhares de panfletos e material educativo. A Coordenadoria da Entomologia vai disponibilizar pessoal de laboratório para apresentar os diversos estágios de desenvolvimento das larvas para crianças e adultos. As duas feiras também vão incluir a exibição de um filme sobre a dengue.
Em Itabuna, as ações de mobilização levam em conta, para Márcia Falcão, a identificação das lideranças nas 10 área de maior infestação predial, como também a realização de caminhadas, palestras, panfletagem e visitas domiciliares visando levar a informações de prevenção e controle da doença ao cotidiano dos moradores dos bairros.

Dificuldades
A grande dificuldade para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas.
Já a quebra da cadeia de transmissão só é possível com a eliminação do mosquito nos locais onde se reproduzem, ou seja, caixas de água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada.
A prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação.
SAGCS – PMI Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário