A prefeitura de Itabuna, atendendo à solicitação dos dirigentes das associações de moradores, criou uma nova entidade que vai fortalecer ainda mais as ações desenvolvidas por essas associações. Trata-se da União das Associações de Moradores de Itabuna (Uami), que pretende promover a participação mais efetiva de todos os moradores em defesa dos seus interesses.
De acordo com a advogada que atende e orienta as associações de moradores de Itabuna, Veneranda Andrade, o estatuto já está sendo elaborado, juntamente com uma comissão formada pelos principais líderes das associações e que foi criada especialmente para esta finalidade. O documento deverá ser concluído até o final deste mês, quando será discutido em assembléia com os representantes das associações participantes.
A advogada lembra ainda, que é o estatuto quem vai ajudar a dar rumo às atividades e ações desenvolvidas pelas associações de cada bairro. “Com a criação da Uami, a associação não perderá sua autonomia, muito pelo contrário, ela terá voz e vez na nova entidade e é com isso que esperamos que cada uma se fortaleça e se torne mais dinâmica e atuante”, justificou a advogada.
Veneranda informou que algumas associações estão desmotivadas e com suas ações paralisadas, o que é ruim para a comunidade. Ela lembra que uma entidade como essa é o elo entre o poder público e os moradores.
Para ela, é preciso que os líderes se unam aos moradores e lutem pelas conquistas em benefício de todos. “São os moradores que convivem mais direto com os problemas, eles podem indicar as prioridades e apontar sugestões para que a prefeitura, em parceria com as entidades, possa atender melhor a comunidade”.
Itabuna conta com 53 associações de moradores cadastradas pela Prefeitura. Todas recebem apoio e orientação jurídica por meio do Departamento de organização das associações de moradores.
Texto: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário