O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, participou em companhia do secretário da Saúde, Antônio Vieira e dos vereadores Wenceslau Júnior e Raimundo Pólvora, bem como de lideranças comunitárias, das solenidades de lançamento das pedras fundamentais dos postos de Saúde nos bairros da Mangabinha e no Emanoel Leão.
Ao destacar a importância dos projetos para oferecer condições adequadas a unidades de saúde, que funcionavam de forma inadequada e em imóveis residenciais adaptados, o prefeito lamentou as dificuldades enfrentadas pelos municípios empobrecidos e com as obrigações aumentando cada vez mais.
Azevedo ressaltou ainda, que Itabuna apresentou um crescimento populacional no último Censo, com impacto na gestão pública e é hoje uma cidade com sérios problemas de infraestrutura.
“Recebemos também os problemas herdados das disputas políticas entre as duas lideranças políticas que se alternou no poder ao longo do tempo, o que foi nocivo para o desenvolvimento da cidade e para a sua população”, argumentou o prefeito.
Como exemplo, ele citou os problemas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano que precisaria de um quadro de mil servidores e hoje, tem um efetivo de apenas 80 trabalhadores para atender à demanda de obras de infraestrutura.
A expectativa para reverter esse conjunto de dificuldades, seria, segundo o Capitão Azevedo, a captação de recursos da ordem de R$ 160 milhões, através de vários projetos junto ao governo federal e que contemplariam as demandas da população na área de infraestrutura e serviços públicos.
O secretário Antônio Vieira observa que as duas novas unidades do Programa de Saúde da Família – através de emenda parlamentar João Almeida, do PSDB -, serão implantadas com todos os pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde, com sala de atendimento médico e dentário, de esterilização, farmácia, depósitos de insumos e tudo o mais.
Cada unidade vai ocupar uma área de 250 metros quadrados, sendo 200 de área construída. Já foram, segundo o secretário, recuperadas as unidades de referência Alberto Barreto, na Califórnia; José Edites, no São Caetano; Moise Hage, no Lomanto Júnior e Roberto Santos, no Santo Antônio, além dos postos do Jorge Amado, Pedro Jerônimo e Fátima.
“Estamos negociando mais R$ 3,2 milhões de uma emenda parlamentar do deputado Paulo Magalhães para a reforma de todas as unidades da rede municipal de saúde até o final da nossa gestão”, complementou.
O diretor da Constrel, Lídio Vila Nova, informou que o prazo para conclusão da obra é de quatro meses e que a rapidez na assinatura do contrato e lançamento da pedra fundamental vai permitir acelerar todo o processo.
No Emanoel Leão, o prefeito foi recebido pelo presidente da Associação de Moradores, Gerson Luiz dos Santos e pelo empresário Daniel Leão, que doou a área para construção da unidade de saúde.
___________________________________________________Créditos:SAGCS – PMI Texto: Kleber Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário