A Prefeitura de Itabuna vai capacitar, em uma primeira fase de treinamentos, 490 novos profissionais para o mercado de trabalho. A proposta é da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo que, em parceria com as secretarias de Administração, de Planejamento, de Assistência Social e a Oscip Tercom Brasil, promoverá uma série de cursos profissionalizantes, por meio do Projeto Qualificando para o Turismo.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 31 deste mês e prosseguem até 10 de fevereiro e podem ser feitas na sede da USEMI durante todo o dia. No ato da inscrição são exigidos o original e cópia do CPF, RG e comprovante de residência.
Em paralelo aos cursos também integra a programação uma palestra sobre o Micro Empreendedor Individual, para os alunos dos cursos de Confeiteiro e de Cozinheiro, que será ministrada por técnicos do Sebrae.
O secretário de Indústria e Comércio, Carlos Leahy informa que os candidatos que concluírem os cursos terão seus nomes cadastrados num banco de dados na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo para uma futura inserção no mercado de trabalho.
Ele lembra que a promoção desses cursos e de outros que estão sendo planejados, estão dentro do plano de ação da sua secretaria, e visa formar e qualificar mão de obra, de acordo com a realidade de Itabuna. “Muitas vezes temos vagas para emprego em diversas áreas, mas não temos mão de obra qualificada e nem o suficiente para atender a demanda, daí nossa preocupação em oferecer cursos gratuitos”.
Boas perspectivas
Ele disse ainda que a perspectiva de novos empregos é boa, principalmente com a chegada em Itabuna de novos hotéis como o IBI´S e a ampliação de outros como o TariK Plaza e o Beira Rio, além de novos restaurantes e delicatessem que vêm se instalando com freqüência no município.
Leahy adianta que já estão programados para o próximo mês de abril novos cursos gratuitos de pedreiro, carpinteiro, armador, encanador e eletricista, que segundo ele, serão absorvidas facilmente na construção civil que tem se expandido aceleradamente.
O secretário de Indústria e Comércio destacou também que a promoção de cursos a serem realizados em Itabuna está sendo possível graças as parcerias com a Direc 7, Uesmi, Emasa, CDL, Sebrae, Sindicom e Supermercados Itão. “São parceiros importantes que estão sempre presentes na busca de uma melhor qualidade de vida de nossa comunidade. Temos muito que agradecer esse apoio, sem o qual seria difícil para o município tocar sozinho qualquer projeto”.
SAGCS/PMI Texto: Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário